sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

O inverno é tramado...



O inverno é tramado, pode até ser agradável voar com o friozinho de uma manhã acinzentada, bem agasalhado, respirando um ar limpo e fresco, com  auscultadores abafando o roncar do Rotax a 5500 RPM, libertando calmamente algum CO2 de que tanto se fala para a nossa querida atmosfera...mas tanta chuva e vento, convenhamos é o normal para esta época do ano! ..no futuro será assim (?)
Há poucos dias ouvi uns cientistas, a propósito do aquecimento global do planeta, que estamos a exagerar no que se tem falado sobre os gases poluentes libertados para a atmosfera, nomeadamente o CO2. Diziam eles que o aquecimento provém mais que outra coisa, de um aumento de libertação de calor do interior da Terra, como sabemos lava incandescente a milhares de graus centígrados. Afinal quem tem razão? Muito provavelmente as duas teorias estão certas, complementando-se...julgo eu.
Os países, continuam a pensar enquanto países, no seu umbigo e assim pouco adiantará ao planeta o esforço de alguns e as conferencias a nível mundial. As desigualdades são tão acentuadas, entre ricos e pobres, os que poluem e os que respiram o conforto dos outros, que dificilmente haverá justiça que se aplique nestas circunstâncias...raios, eu a voar por prazer e outro algures a palmilhar terra deserta, escravizado por algum regime...e pagando inocentemente o efeito de estufa, raios, mas eu não sou rico...e a questão é muito mais complexa...., de repente...
...o campo de voo aproxima-se, dou entrada no circuito, mantenho 700 pés, regulo o compensador, relato a minha posição no vento de cauda, olho no velocímetro, olhos para fora, já não me perco a filosofar sobre o aquecimento global, agora só me preocupo com o aquecimento do rotax 582, nariz em baixo, concentração, perna base, 10º de flaps, tiro RPM, perco altitude, estou na final, mais 10º de flaps, tiro motor, a ladeira, a pista à minha espera, o vento calmo, o planeta ainda é belo, por enquanto...quase, quase lá, manter a velocidade, 60MPH, arredondar suavemente, um leve toque de pés e aí estou eu na terra, feliz, sem frio, conscientemete preocupado com o futuro desta Terra que será dos meus filhos, por mim já vivi muito tempo ecológicamente, quando Portugal se afirmava orgulhosamente só e quando os gastos energéticos do nosso povo eram rídiculos comparados com outros.A minha pegada de carbono é muito pequena.

Sem comentários:

Enviar um comentário