terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Bla bla bla bla......silêncio, estamos a aterrar

Recebo de vez em quando algumas dicas, esta pareceu-me pertinente e gostaria de partilhar convosco.
Trata-se de um procedimento normal a nível profissional mas que pode muito bem ser adoptado por nós que voamos ULM algumas vezes acompanhados por amigos bem tagarelas. Fazer silêncio em determinadas fases do voo para um aumento de concentração e atenção às manobras a executar é uma mais valia para a segurança do voo. A nível profissional, em linha aérea, toma-se este procedimento desde o taxi na placa até se atingir a altitude de 10000 pés e na aterragem da mesma altitude até o avião ficar imobilizado na placa.Claro que podemos imitar este procedimento, no nosso caso, talvez até aos 1000 pés, penso eu.
Antes de iniciar o voo no pequeno ultraleve, podemos falar sobre este assunto com o nosso passageiro, explicando que na descolagem e aterragem não convém fazer peguntas, nem colocar quaisquer questões que desviem a atenção do piloto, podendo esse passageiro ao invés, ajudar-nos, observando se existem outros aviões voando nas proximidades , ou na nossa direcção.
As conversas sobre os flaps, GPS, o jogo do Benfica ou as próximas férias, podem ficar para depois da aterragem, no hangar ou quiçá no bar do aeroclube.



Sem comentários:

Enviar um comentário