domingo, 14 de março de 2010

As telas dos ULM "tubo & tela"

Para quem voa ou é proprietário de um ultraligeiro de 2ª geração convém não esquecer de verificar o estado das telas da sua aeronave regularmente, pois são um factor de grande importância, relativamente à segurança, performance e valor da própria máquina. Não deixar a tela exposta aos raios ultravioleta durante longos períodos é uma medida sensata, deve-se protegê-la o mais possível com algum tipo de cobertura (nem que seja com simples lençois adaptados ao efeito). A exposição solar deteriora rápidamente o tecido (dracon) e este perde a sua força e tensão necessárias a um bom desempenho de voo. Confirmaram-se no passado acidentes mortais devido a este tipo de negligência, com aeronaves que permaneciam muito tempo no exterior dos hangares e sem cuidados adicionais. Se as telas rasgarem em pleno voo, adeus sustentação, perda de comandos e acidente pela certa! Alguns fabricantes recomendam a substituição após 400 horas ou a cada dois anos em que a aeronave esteja sujeita a grande exposição solar. Assim que tiver mais informação sobre este assunto adicionarei a este post.

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