quarta-feira, 3 de março de 2010

ICON A5 um avião ultraligeiro que todos gostariam de ter...

Em 2004 nos Estados Unidos, a FAA (Federal Aviation Administration) trabalhando em conjunto com a EAA (Experimental Aircraft Association ) criaram o que seria considerado a maior mudança na aviação nos últimos cinquenta anos, uma nova categoria bem como a respectiva licença aeronautica, a LSA (Light Sport Aircraft). Seria uma licença destinada sobretudo ao voo recreativo e de lazer.
Aproveitando esta nova categoria, o antigo piloto de F-16, engenheiro aeronautico e entusiasta da aviação ultraligeira, Kirk Hawkins (41 anos), o grande impulsionador deste projecto,  vem apresentar este novo modelo de avião anfíbio de uma forma inovadora, com muito e cuidado marketing, pois estamos perante uma máquina que deve ter custado alguns milhões de dólares a conceber. O design é o que mais impressiona! Na verdade já existiam ultraligeiros anfíbios, ultaligeiros que dobravam as asas, que usavam motores Rotax 912   :-) , que poderiam ser guardados em casa, ou transportados no reboque da viatura. Este modelo é tudo isso e ainda  de uma beleza impressionante.O interior luxuoso, mais se parece com um carro desportivo de alta gama e com o mínimo de instrumentos, pois a ideia é mesmo essa, a simplicidade de voo.Custa 139000 dólares e que eu saiba ainda não há importador para Portugal, mas não deve demorar a aparecer, conhecendo um pouco o espírito portuga.Já estou a imaginar esta máquina a amarar no Alqueva....
Pelos testes efectuados, ver videos do fabricante, parece muito dócil a voar e sendo a tracção garantida pelo 912 da Rotax, é de esperar boas prestações e resultados positivos.
Para conhecer mais um pouco deste ICON A5 clique nos links. Bons sonhos!

http://static.iconaircraft.com/dl/videos/full/Wingfold_Studio.mp4

http://static.iconaircraft.com/dl/videos/full/First_Flight.mov

1 comentário:

  1. A maquina dos sonhos, magnifico este avião o melhor designer até agora,parabéns ao projetista Kirk Hawkins.

    ResponderEliminar