- Um avião ultraligeiro multieixo básico descola mais rapidamente e numa menor distância do que um avião ligeiro.
- O coeficiente de planeio de um ULM básico é metade de um avião ligeiro.
- Sem ajuda do motor um ultaligeiro desce muito acentuadamente/rápidamente.
- Um ULM aterra numa distância muito curta.
- Um ultraligeiro deve voar alto o suficiente para poder ter mais opções de escolha de terreno numa eventual aterragem forçada.(Aplica-se a todas as aeronaves)
- Um ULM arredonda muito perto da pista e perde velocidade rápidamente devido à sua menor massa. Está menos sujeito ao efeito do solo na aterragem ao contrário dos aviões ligeiros.
- Um piloto de ULM deve estar sempre atento e buscando um terreno para aterrar em caso de paragem do motor.(Aplica-se a todas as aeronaves)
- O piloto de ULM básico deve ser proficiente nas aproximações e aterragens em caso de falha de motor.Deve treinar regularmente SAF (simulação de aterragem forçada).
- Um piloto de ULM básico usa mais fortemente os pedais do leme de direcção ao efectuar uma volta do que um avião ligeiro.(Due to more adverse yaw)
- As performances de um ULM são fortemente reduzidas com o aumento de peso.
- Os motores a dois tempos muito usados nos multieixos básicos são mais propensos a falhas e paragens que os de quatro tempos.
- Na maioria dos motores a dois tempos, não há controlo de mistura, aquecimento de carburador e muitas vezes sem indicador de presssão de óleo.No combustível o óleo deve ser bem misturado na gasolina e deve-se aquecer o motor convenientemente antes de descolar. Deve-se ter especial atenção nas descidas mais ou menos prolongadas em não deixar arrefecer demasiado o motor.
Resumo e Tradução livre de um artigo publicado por Jon Thornburgh, piloto instrutor nos Estados Unidos.
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