quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Páraquedas balístico para ULMs

Desde há muito que são usados páraquedas balísticos adaptados aos ultraligeiros em vez dos usuais, até então,  páraquedas dos pilotos.Assim  piloto e passageiros não têm de saltar e descem juntamente com o avião em caso de catástrofe no ar.Os primeiros sistemas de recuperação eram atirados literalmente pelo piloto para fora , para o fluxo de ar e esperava-se que abrissem a tempo de funcionar correctamente. Actualmente dispôem de um dispositivo pirotécnico que é "disparado" e aberto em dois segundos que funcionará no mínimo a 100 pés AGL(Above Ground Level).Os modelos mais recentes usam para o disparo gás ou um sistema de ar comprimido numa função idêntica.Existem diversos fabricantes no mercado com um leque variado de páraquedas consoante as características e peso dos ultaligeiros.
Estranhamente ainda existe por parte de muitos pilotos alguma relutância e um certo preconceito em aceitar este dispositivo de recuperação de piloto e aeronave como se o destino estivesse marcado à partida numa letra de fado antigo. Claro que deve ser usado como último recurso, no caso em que a aeronave já não pode ser controlada pelo piloto.Sabemos que existem colisões no ar, que por vezes, raramente diga-se, acontecem falhas estruturais nas aeronaves, ou como aquela situação em que o cabo do rebocador do planador se enrolou no hélice do ULM http://www.youtube.com/watch?v=JXQKaxp6Rlk  . Outro caso possível  de acontecer é um AVC ou outro súbito problema de saúde que ponha em risco a sua vida e a do passageiro que foi passear consigo, para não falar sobre os eventuais danos que possam ser causados a pessoas e bens que estejam no solo.Na minha modesta opinião qualquer sistema de segurança é sempre bem vindo.Sendo a segurança um factor primeiro e obrigatório em aviação estranha-se algumas opiniões discordantes sobre esta matéria, por vezes emitidas com algum sarcasmo parolo.

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