quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Os autogiros - aeronaves ultraligeiras

Os autogiros são aeronaves ULM ainda um pouco desconhecidas da maioria dos apaixonados pela aviação e do público em geral. Para os pilotos habituados a voar em aeronaves de asa fixa, estas máquinas de características diferentes, provocam alguma desconfiança.No entanto já temos algumas a voar há alguns anos no nosso território e alguns modelos de vanguarda, com pilotos experientes.Eis aqui algumas imagens que recolhi desses pilotos e suas máquinas.Agradeço ao Helmer Pereira (Avieuropa) o tempo dispensado e o voo no seu M-22 em S. Jacinto.


Tive o privilégio de visitar a fábrica em Itália da Magni Gyro e de voar um modelo que na altura ainda era um protótipo(XM 23).Fiquei rendido pela beleza e sensação de segurança que o M-24 , assim posteriormente baptizado, transmitia.No sítio http://aviogiros.planetaclix.pt/ pode descobrir mais sobre estes aparelhos.

Antes (protótipo)
Depois (Série)
                                        Este voa entre nós!  Bela máquina!!

2 comentários:

  1. Há melhores e mais baratos!!

    ResponderEliminar
  2. Acredito que sim...a minha intenção foi abordar este tipo de aeronave ultraligeira, que acho muito interessante. As fotos dos Magnigyro foi pura questão de circunstância e de ter amigos que me facultaram algumas fotos.Porque não falarmos das outras marcas no mercado?Espanhois, alemães, ingleses, americanos, franceses, polacos...e certamente muitos outros, constroem os seus modelos.O blogue está cá para todos podermos participar e passar informações uns aos outros.

    ResponderEliminar