sábado, 7 de novembro de 2009

Hora de mudança. Estão a chegar os ULM eléctricos!



Imaginemos estar a voar no nosso ultraligeiro sem auscultadores, sem vibrações, com um suave trabalhar de motor, quase inperceptível a 90MPH. Nunca voei num planador mas fico com a ideia que deve ser algo parecido voar num ultraligeiro em que o hélice é movido pela acção de um motor eléctrico. A evolução na aviação em geral, segue nesta direcção de uma forma que parece lógica, na substituição de combustíveis fosseis por outro tipo de energia.


Imagino a cara dos vizinhos de aeródromo muito mais sorridentes para nós, pela barulheira que já não fazemos. Imagino a nossa cara de felicidade por saber que não vamos gastar tanto na manutenção do motor do nosso avião. Imagino a cara de alegria na hora do reabastecimento, ao colocar a máquina no hangar e ligá-lo a uma tomada de 220/230 Volts, ou substituir o “pack” de baterias para voar naquele dia. Imagino a sensação agradável que deve ser voar três horas seguidas por um preço tão baixo em comparação com os actuais, sem estar a fazer contas, para ver quantas mais horas ainda posso voar este mês.Imagino a minha felicidade interior pela consciência tranquila de saber não estar a poluir o ar, nem contribuir para o aquecimento global da atmosfera.

Esses ultraligeiros estão já aí para quem quiser experimentar, cá chegarão tenho a certeza.
http://www.youtube.com/watch?v=x49zkSvbdyM
Será que também vai ser possível substituir os actuais Rotax e outros motores a gasolina por motores eléctricos nos nossos "velhinhos" ultraligeiros, com algum tipo de adaptação especial para manter o peso e centragem equivalentes e performance indêntica?

Aí está uma boa aposta, para todos nós! Inovação precisa-se! Os chineses não perdem tempo…

Sem comentários:

Enviar um comentário