terça-feira, 17 de novembro de 2009

Probabilidades de entrar em perda ou em espiral inadvertidamente





Muitos acidentes de entrada em perda não acontecem quando os pilotos praticam essas manobras. Frequentemente ocorrem em operações normais quando o piloto se distrai num dado momento. Existem diversos cenários possíveis que tendem para este tipo de acidente.

1. Descolagem em pista curta – O piloto distrai-se pelos obstáculos e perde a noção de atitude e velocidade. Pode ainda rodar por não usar suficiente pressão no pedal de leme de direcção para uma atitude do avião com nariz em cima. O melhor para prevenir esta situação é praticar regularmente descolagens simulando pista curta, conhecendo a atitude para o melhor ângulo de subida e calcular com precisão a distância necessária para esse tipo de descolagem.

2. Ao voltar para a final “Escorregar” ou passar - Quando se passa para lá da volta normal para a final é fácil entrar numa volta a “escorregar” num esforço para ficar alinhado com o eixo da pista. Isto aumenta a razão de descida e pode levar o piloto a puxar para si o “manche”, provocando a perda ou “spin”.Se ultrapassar a linha normal de voltar para a final, simplesmente mantenha a volta normal até ficar perto do alinhamento do eixo da pista, depois endireite o avião para centrar. Se ultrapassou demasiadamente a linha para voltar para a final, dê uma volta e repita, o chamado “go-around”.

3. Ultrapassar tráfego lento – Se alguma vez se encontrar muito perto de tráfego lento num circuito não continue a reduzir velocidade constantemente. Em vez disso, executar uma volta para ficar afastado dele ou saia do circuito e regresse depois. Lembre-se de anunciar as suas intenções, comunique.

4. Falha de motor - Quando acontece uma falha de motor o piloto tem de manter atitude e velocidade para a melhor razão de planeio .Não pode estender o planeio puxando o nariz do avião para cima, apesar da forte tentação para tal. É melhor bater em algo sob controlo, do que entrar em perda descontroladamente. Conheça a sua velocidade e atitude de planeio e pratique planagens e SAF (simulação de aterragem forçada) regularmente.

5. Ir à volta (Go-around) – Quando se mete motor para executar um “go-around”, geralmente o compensador (trim) está colocado para cima e os flaps em baixo. Isto causa que o nariz do avião suba rapidamente. Preste atenção a esta situação de modo a evitar que o nariz do avião suba demasiadamente.

6. Retrair os flaps rápidamente – Ao retrair os flaps rapidamente modifica a velocidade de perda com flaps em baixo para a velocidade de perda com flaps em cima mais depressa e antes do avião acelerar o suficiente.É boa ideia retrair os flaps devagar. Aviões com manípulos de flaps manuais são mais susceptíveis a esta situação.

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