1 – Temperaturas “nonstandard” da atmosfera
2 – Pressão atmosférica “nonstandard”
3 – Sistema de pressão estática do avião
4 – Erro de instrumento
Deve-se tomar muito cuidado ao voar na proximidade de obstáculos ou terreno em condições de baixas temperaturas e pressões. Isto é especialmente verdade em condições extremas de baixas temperaturas, muito frio portanto, havendo uma grande diferença entre o dia “Standard” de temperatura e a temperatura actual. Esta circunstância pode causar sérios erros que resultam num avião estar muito abaixo da altitude indicada.
A temperatura “standard” ao nível do mar é de 15ºC.
O gradiente de temperatura é de -2 ºC por 1000’ pés.
Os pilotos devem corrigir pressões de estática no instrumento se houver erros consideráveis.
A adopção de um acerto altimétrico “standard” a grandes altitudes elimina erros barométricos dados por estações, outros erros de instrumento e erros de acerto altimétrico dados por diferentes posições geográficas.
Uma vez em voo, é importante obter acertos altimétricos à medida que se progride na rota. Se não corrigir o acerto voando numa área de alta pressão para uma área de baixa pressão o seu avião estará mais perto do solo que o indicado no altímetro.
"GOING FROM A HIGH TO A LOW, LOOK OUT BELOW"
Sem comentários:
Enviar um comentário