domingo, 8 de novembro de 2009

"Regresso à escola...revisão da matéria dada"...é bom reler! (CONTINUAÇÃO) II



(CONTINUAÇÃO)
58- Que problema pode resultar do efeito solo (flutuação) num avião? Descolar, elevar-se antes da velocidade recomendada de rotação.
59- O efeito de flutuação, ou efeito solo será mais sentido na aterragem quando a distancia  ao solo for menor que metade do comprimento de asa do avião.
60- Nas cartas aeronauticas (mapas) os números maiores a negrito mostram  a elevação máxima do terreno, ou obstáculos, numa determinada área (nos quadrangulos entre as linhas de longitude e latitude).
61- Uma acção para diminuir flutuações no indicador  de desvio VOR durante um voo é modificar as RPM do motor.
62-A primeira acção depois de colocar um motor de avião a trabalhar deve ser o ajuste de RPM para a rotação recomendada e verificar os indicadores de motor se ficam na posição correcta.
63- Quando taxearmos com vento forte de cauda (de um dos quadrantes) deve -se manter aileron em baixo do lado em que o vento sopra.
64- Geralmente com vento de frente  forte (de um dos quadrantes) deve-se taxear com o aileron em cima do lado que  o vento sopra.
65- Quando taxear com um avião triciclo de asa alta, a condição de vento mais crítica para este será quando o vento soprar de um quadrante de cauda.
66- É necessário efectuar uma inspecção a uma avião que foi hangarado na noite anterior em condições de voar prontamente?Sim, porque pode haver contaminação de combustível devido à condensação.
67- Antes de voar um piloto deve fazer sempre uma inspecção de 360º ao avião!
68- Antes de voar num avião que esteve hangarado muito tempo, deve-se tomar especial atenção a possíveis danos e obstruções causadas por animais, por exemplo pássaros, ratos e insectos.
69- O uso de checklist para inspecção e motor a trabalhar é recomendado para assegurar que todos os items foram vistos numa sequência lógica.
70- Uma precaução a ter na operação de um motor equipado com hélice de velocidade constante é evitar manipular em altos regimes de pressão com RPM baixo.
71- Os vortices ou a perigosa turbulencia de ponta de asa nos aviões de dimensão considerável são criados sómente quando o avião desenvolve sustentação.Estes vórtices tendem em afundar por debaixo do avião gerando turbulencia.
72- Descolando ou aterrando em aeroportos com tráfego normal de aviões de grande porte, tomar atenção aos vórtices provocados por estes nas respectivas ladeiras.Geralmente ficam um pouco abaixo das mesmas.
73- Para ajudar a arrefecer um motor que está a aquecer em demasia numa subida, o piloto deve reduzir a razão de subida e aumentar a velocidade.
74- A regra mais importante a lembrar no caso de uma falha de motor à descolagem é manter uma velocidade segura. 
(A CONTINUAR...BREVEMENTE)

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